O tribulus terrestris é nativo de regiões mais quentes, fazendo parte da família Zygophyllaceae.
Essa planta é muito utilizada por diversas pessoas para os mais variados resultados. Alguns deles são: controle de pressão arterial, aumento de massa muscular, redução de níveis de triglicerídeos e aumento da libido.
Além disso, ela possui diversos nutrientes benéficos para a sua saúde. Então, se o seu objetivo é aproveitar todas as vantagens do tribulus terrestris, é fundamental que você o conheça melhor.
O que é tribulus terrestris?
Tribulus terrestris nada mais é do que um fitoterápico, tendo sua origem em uma erva daninha presente em várias partes do mundo, como no Mediterrâneo.
Assim, ele é usado para diversos fins, como para estimular o desejo sexual ou aumentar o ganho de massa muscular de seus usuários.
Além disso, ele possui diversas substâncias ativas, como os alcaloides, as saponinas e os flavonoides.
Confira seus principais nutrientes a seguir:
Nutrientes
Um dos principais nutrientes do tribulus terrestris é a protodioscina. Ela é responsável por todo o conjunto de benefícios que essa planta apresenta.
Essa substância tem a capacidade de estimular o óxido nítrico, sendo este, um vasodilatador.
Dessa forma, ele consegue diminuir a pressão arterial, além de ser capaz de contribuir para os efeitos de uma ereção prolongada.
A protodioscina também consegue inibir a enzima conversora de angiotensina. Isso é um ótimo sinal, já que quando esta é produzida em grandes quantidades, acaba elevando a pressão corpórea.
Essa importante substância presente no tribulus terrestris também é muito usada com o intuito de estimular o hormônio LH, aumentando, assim, a produção de testosterona.
Benefícios do tribulus terrestris
Proporciona uma ereção mais duradoura
Esse fitoterápico possui a capacidade de prolongar o tempo de uma ereção por conta da sua propriedade vasodilatadora.
Aumenta a libido
Outro benefício que atrai muitas pessoas é a sua contribuição para o aumento da libido. Esse efeito ocorre por conta da elevação da testosterona no organismo de seus usuários.
Melhora a fertilidade
O tribulus terrestris tem a capacidade de aumentar as taxas de espermatogênese (geração de espermatozóides) e da ovulação da mulher.
Leia também: 7 alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue
Reduz a pressão arterial
A redução da pressão arterial com a ingestão do tribulus acontece por duas questões. A primeira delas é que a protodioscina inibe a conversão da angiotensina, que é responsável pelo aumento da pressão.
O outro motivo, é que essa planta é vasodilatadora. Assim, ela também atua na redução da pressão arterial.
Ganho de massa muscular
Ainda não se sabe qual substância da planta age no ganho de massa muscular. Porém, o seu uso é capaz de proporcionar um leve crescimento dos músculos.
Como tomar tribulus terrestris
É importante que você tome a quantidade certa do tribulus terrestris, a fim de não sofrer os efeitos de uma possível superdosagem.
É recomendada a insgestão de 250 mg a 1500 mg, conforme o indicado pelo fabricante do produto.
Você pode consumi-lo através de cápsulas ou de extrato. Além disso, indica-se que o seu consumo seja feito durante as suas principais refeições do dia.
É importante consultar o seu médico para verificar a dosagem para o seu caso e evitar possíveis efeitos colaterais indesejados.
Contraindicações do tribulus
O tribulus terrestris não é indicado para todas as pessoas. Dessa forma, portadores de qualquer tipo de câncer precisam evitá-lo.
Também é importante que gestantes ou mulheres que possuam síndromes de androginia, pele oleosa, queda de cabelo ou algum tipo de alteração suprarrenal, não consumam essa planta.
É importante que as mulheres façam uso do tribulus até cinco dias antes da menstruarem, retomando o seu consumo depois do último dia de menstruação.
Você já conhecia o tribulus, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esse produto. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.
View Comments (0)