X

Xylitol: Saiba os benefícios de substituir o açúcar refinado pelo adoçante natural

Adoçante natural Xylitol / Crédito: Divulgação

Você toma café com açúcar? Se sim, quantas colheres de açúcar você coloca no seu café? Estamos tão habituados a utilizar o açúcar refinado na nossa alimentação que, muitas vezes, não percebemos como ultrapassamos os limites do que seria o consumo diário de forma benéfica para o nosso corpo.

Você sabia que o açúcar está presente em muitos alimentos industrializados que fazem parte do nosso dia a dia e que não são necessariamente doces? Molho de tomate tem açúcar, sabia?

Você já pensou em substituir o açúcar refinado comum por edulcorantes naturais? O xylitol (xilitol) é um adoçante natural que pode substituir o açúcar refinado no seu dia a dia e possui diversos benefícios.

Para saber mais sobre o xylitol (xilitol), continue a leitura.

O que é xylitol?

O xylitol (xilitol) é um poliol composto por uma molécula de xilose e cinco moléculas de álcool. O edulcorante, também conhecido popularmente como adoçante, pode ser encontrado na forma em pó ou cristalizado e é um derivado natural encontrado nas fibras de diversos vegetais, como o milho, ameixa, e pode ser extraído até de alguns tipos específicos de cogumelos.

Possui 40% menos calorias que o açúcar refinado comum, isso são 2,4 calorias por grama contra 4 calorias do açúcar refinado comum, e adoça da mesma forma que a sacarose, por isso sua proporção para substituição é de 1:1.

Benefícios

Ele é um ingrediente poderoso para quem busca incluir alimentos mais saudáveis na rotina e, principalmente, para quem tem problemas com o aumento do índice glicêmico, é pré-diabético ou possui diabetes.

xylitol

Ele não eleva os níveis de açúcar no sangue e não possui sabor residual como diversos outros adoçantes. Além disso, o xylitol (xilitol) tem poder anticariogênico, reduzindo o surgimento de cáries. As bactérias que formam as cáries não conseguem digerir o xylitol (xilitol) e por isso acabam intoxicadas e não se desenvolvem.

Seus benefícios contra as cáries são tão importantes que podemos encontrar o xylitol (xilitol) em produtos comercializados para a higiene bucal. É preciso ressaltar também que essa substância natural ainda é utilizada em tratamentos para combater problemas respiratórios por reduzir o número de bactérias presentes na mucosa e, assim, auxiliar na luta contra doenças pulmonares.

Combate também a osteoporose, contribuindo para o aumento da massa óssea que ocorre através da absorção de cálcio pelo intestino, a qual é estimulada pelo xylitol (xilitol).

Como usar

Estima-se que sua ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo. É interessante que você consulte seu nutricionista para que juntos vocês entendam qual a melhor forma de consumir esse adoçante que é tão importante para a saúde.

Diferente de alguns edulcorantes, o xylitol (xilitol) pode ser aquecido, pois possui boa estabilidade mesmo em altas temperaturas. 

No nosso site, Ingredientes Online, você encontra diversos outros produtos e ingredientes de qualidade para criar receitas incríveis e viver uma vida mais saudável. Acesse nosso blog e fique por dentro de dicas sobre alimentação, conheça mais sobre dietas e aprenda receitas fit e low carb.

Dúvidas mais frequentes

Cada vez mais as pessoas se interessam por produtos naturais. Porém, quanto maior a procura, mais são as dúvidas geradas.

Por isso, iremos falar sobre as dúvidas mais frequentes sobre o xylitol.

Esse produto ajuda a emagrecer? 

Sim, uma vez que esse adoçante natural tem uma menor quantidade de açúcar. Mas você sempre deve levar em consideração que, para emagrecer, deve haver um déficit energético, ou seja, você deve gastar mais calorias do que consome.

Em outras palavras, é importante lembrar de uma palavra chave durante o seu emagrecimento: moderação.

O xylitol causa gases? 

Sim, o xylitol, quando consumido em maior quantidade, pode causar gases devido a fermentação de parte do produto que foi ingerido. Por isso, é importante se atentar a dose diária recomendada.

Afinal, qual é a dose ideal? 

Alguns especialistas afirmam que, diariamente,  o ideal é que não passe de 15mg por quilo. Todavia, é importante também levar em consideração o bom senso, já que todo produto que é consumido em excesso pode causar algum tipo de dano.

O que posso cozinhar com ele? 

Teoricamente, tudo. Esse produto aguenta as mais elevadas temperaturas de cozimento.

Porque o xylitol é utilizado pelos adeptos a dieta low carb

Por ser natural, esse adoçante possui uma menor quantidade de carboidrato e calorias, portanto, é ideal para as pessoas que seguem uma dieta low carb, já que é mais leve do que o açúcar comum.

0 Reviews

Categories: Adoçantes
admin:

View Comments (0)