Veja 10 alimentos ricos em zinco e seus benefícios - Ingredientes Online

Veja 10 alimentos ricos em zinco e seus benefícios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma boa alimentação faz toda diferença para nosso organismo. Alguns tipos de nutrientes e minerais, que nosso corpo precisa, não são produzidos pelo corpo humano, por isso são ingeridos através da comida, como é o caso dos alimentos ricos em zinco.

O zinco é um dos minerais mais importantes para o funcionamento do nosso organismo, desempenhando funções e trazendo benefícios significativos. Como mencionamos, o zinco não é produzido por nosso corpo, então precisa ser consumido por meio de uma alimentação rica em zinco, que está concentrada, principalmente, em alimentos de origem animal e vegetal.

Neste artigo, vamos explicar quais são os alimentos ricos em zinco. Além disso, mostraremos os benefícios deste mineral e o que a falta dele pode causar no organismo dos seres humanos. Confira!

O que é zinco?

O zinco é um mineral essencial para o funcionamento do nosso organismo. Apesar de não ser produzido por nosso corpo, ele pode ser facilmente encontrado em alimentos de origem animal e  vegetal. No geral, suas funções são: fortalecer o sistema imune, deixando o corpo mais resistente a infecções e assegurar o bom andamento do sistema nervoso.

Além disso, o zinco está ligado a diversas proteínas do organismo, sendo importante, então, na estrutura do corpo. Mesmo desempenhando um papel tão importante, o excesso de zinco não é recomendado, pois esse excedente pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais, anemia ou até causar deficiência de cobre.

A falta desse mineral também pode provocar prejuízos ao organismo das pessoas, gerando alterações na pele, na sensibilidade e no desenvolvimento corporal.

Abaixo explicaremos melhor quais são os prejuízos ao corpo gerados pela falta de zinco e também os benefícios deste mineral.

Quais os benefícios do zinco?

As pessoas que não ingerem tantos alimentos ricos em zinco ou apresentam dificuldade de absorção desse mineral, podem enfrentar alguns problemas em sua saúde, como a demora para cicatrizar feridas, unhas fracas e frágeis, cabelos secos e quebradiços, queda de cabelo, alterações na sensibilidade dos sabores e problemas de crescimento em crianças.

Conheça, agora, algumas situações em que se pode apresentar dificuldade de absorção do mineral, mesmo ingerindo alimentos ricos em zinco:

  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Distúrbios alimentares;
  • Cirurgia gastrointestinal;
  • Anemia falciforme;
  • Gestação ou amamentação;
  • Adultos com mais de 60 anos;
  • Ingestão de álcool regularmente;
  • Estresse;
  • Excesso de exercício físico;
  • Uso de antibióticos como a tetraciclina e quinolona.

Como você pode conferir até agora, ingerir alimentos ricos em zinco é importante, já que esse mineral é fundamental para o funcionamento correto do corpo. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios trazidos pelo consumo de alimentos ricos em zinco. 

Veja, a seguir, as vantagens desse mineral:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate ao cansaço físico e mental;
  • Atuação na cicatrização com efeito anti-inflamatório;
  • Trabalho na síntese de proteínas;
  • Aumento dos níveis de energia;
  • Crescimento e desenvolvimento do corpo;
  • Melhoria na memória;
  • Regulador da produção de diferentes hormônios;
  • Fortalecimento do cabelo;
  • Retardamento do processo de degeneração macular.

Através do conhecimento acerca dos benefícios deste mineral, sua importância para o corpo é inquestionável. Por isso, é recomendado procurar um profissional para acompanhar a taxa deste mineral em seu corpo e também conduzir sua dieta de maneira saudável com alimentos ricos em zinco.

Veja 10 alimentos ricos em zinco

Agora que já mostramos o que é zinco e comprovamos sua importância, vamos destacar os principais alimentos ricos em zinco. Você perceberá que diversos ingredientes, que fazem parte do seu dia a dia, são ricos em zinco. Confira.

Carne é um dos alimentos ricos em zinco.
Carne é um dos alimentos ricos em zinco. | Foto: Freepik.

Carnes bovinas

As carnes vermelhas são alimentos ricos em zinco. Por isso, é recomendado optar por cortes como contra-filé e alcatra, já que são carnes mais magras.

Amendoim

O amendoim é mais um dos alimentos ricos em zinco que faz parte da alimentação do brasileiro. Esse petisco, além de ser nutritivo, é rico em gorduras saudáveis e minerais.

Frutos do mar

Os principais alimentos ricos em zinco são os frutos do mar, especialmente, as ostras cruas. Esse alimento lidera o ranking dos que possuem mais quantidade de zinco. Camarões e caranguejos também se destacam nessa categoria. Eles são importantes não só porque possuem zinco, mas também por conter outras vitaminas e minerais essenciais.

Peixes

Para quem não gosta de carne, os peixes são uma outra opção de alimentos ricos em zinco. Salmão e atum, por exemplo, oferecem esse mineral e outras vitaminas importantes para nosso corpo, como as do complexo B.

Leguminosas

Leguminosas como grão-de-bico, lentilha e feijão, também fazem parte do grupo dos alimentos ricos em zinco e proteínas.

Sementes, nozes e castanhas

Amêndoas, castanha-de-caju, sementes de gergelim e abóbora e a noz são ingredientes bastante nutritivos e ricos em zinco.

Grãos integrais

Os grãos integrais são outras opções de alimentos ricos em zinco. 

Arroz integral, quinoa e aveia são alguns dos exemplos. Sendo assim, é importante destacar, que assim como as sementes, os grãos integrais são uma ótima opção de alimentos ricos em zinco para veganos.

Frango

Além da carne vermelha e do peixe, o frango também é uma fonte de zinco.

Leites, queijos e derivados

Os leites e seus derivados são conhecidos por serem ricos em cálcio. Porém, além do cálcio, esses ingredientes são fontes importantes de zinco.

Ovos (gema)

A gema do ovo apresenta uma boa quantidade de zinco, por isso também merece destaque.

Todos os alimentos, que destacamos acima, são ricos não só em zinco, mas também em outras vitaminas e proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo humano. Uma rotina alimentar equilibrada traz benefícios significativos para as pessoas, por isso manter uma alimentação saudável não deve ser uma preocupação somente estética.

O zinco é um mineral fundamental para o desenvolvimento do seu corpo e, como vimos, pode ser encontrado em ingredientes simples e saborosos. Por isso, procure um profissional e monte sua alimentação equilibrada. Na Ingredientes Online você encontra diversos alimentos ricos em zinco. Não deixe de conferir.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×