Se você alguma vez já experimentou damasco, pôde sentir o incrível sabor refrescante dessa fruta, não é mesmo? Ela, que pode ser até mesmo confundida com pêssego, também pode ser conhecida por outros nomes, como alperche, aprico, abricoque, abricote ou abricó.
Todavia, para evitar confusões, seu nome científico é Prunus armeniaca, e o damasco é caracterizado por uma cor alaranjada ou amarela, proveniente do damasqueiro, uma árvore de porte pequeno que varia desde 3 a 10 metros de altura.
Origem
Acredita-se que essa fruta seja originária da China, Armênia ou Sibéria, sendo mais consumida no Oriente Médio nas formas in natura, que seria o seu consumo quando fresco, e seco, quando o damasco é desidratado.
No Brasil, o consumo da fruta fresca ainda é escasso e se concentra mais em regiões como a do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Benefícios do damasco
In natura ou desidratada, o damasco contém diversos benefícios que serão notados se você incluí-lo em seu dia a dia.
Entre os principais, está a sua ação antioxidante e anticancerígena, o seu poder de rejuvenescer as células do organismo, o auxílio à saúde do coração e do sistema digestivo.
Além disso, o damasco é saudável para os olhos, pode agir contra a anemia, beneficia a nossa pele e pode ajudar a controlar o colesterol. Por fim, trata-se de uma fonte de nutrição e energia para atletas.
Tudo isso é possível devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B17, vitaminas A, C, K, betacaroteno, fibras, cobre, ferro, óleo, potássio, magnésio, fósforo, pectina, licopeno, entre outros nutrientes.
Como implementá-lo a sua rotina
Você poderá optar se deseja consumi-lo nas formas:
Seca
Nessa forma, que é mais calórica, seus nutrientes estarão em alta concentração, como o ferro e fibras. Em 100 gramas da fruta, terá 240 calorias.
É uma ótima opção para um lanche saudável.
Fresco
Quando fresco, 100 gramas de damasco são equivalentes a 50 calorias. Além disso, há uma maior concentração de vitamina C.
Cozido
Uma vez cozido, a os nutrientes da fruta – como a pectina, licopeno e betacaroteno – serão mais aproveitados por nosso organismo.
Ao escolher como deseja consumi-lo, você poderá fazer diversas receitas com essa fruta, como tortas, caldas, saladas, geleias e sorvete.
Lembre-se: é importante que seu consumo não ultrapasse 5 unidades por dia, uma vez que esse alimento contém muita fibra.
Onde comprar
Você encontra o damasco em nosso site da Ingredientes Online, um empório de produtos naturais, com mais de 3 mil itens para sua alimentação saudável.
Além disso, acesse outras matérias do nosso blog para ter acesso a mais curiosidades e receitas com outros alimentos.