X

Carvão vegetal ativado: saiba os benefícios ao nosso organismo

Carvão vegetal ativado / Crédito: Divulgação

O carvão vegetal ativado pode ser encontrado em diversas formas: em cápsulas, comprimidos e até mesmo em pó, para que seja adicionado a receitas a fim de combater alguns sintomas indesejados em nosso organismo.

Origem

Por mais que sua aparência seja muitas vezes relacionada ao carvão usado na churrasqueira, sua origem é bem diferente, uma vez que o carvão vegetal ativado só pode ser encontrado por meio da queima de matérias orgânicas, como cascas de coco e determinadas madeiras.

Isso só será possível, porém, em condições pré-determinadas, como baixo oxigênio e baixa temperatura.

Benefícios do carvão vegetal ativado

Entre os seus principais benefícios, estão:

  • desintoxica o corpo;
  • controla os gases;
  • auxilia no controle do colesterol;
  • detox

Em hospitais, principalmente, esse produto é muito utilizado em casos de intoxicação alimentar ou até mesmo que foi provocada por outro medicamento. Já em fins cosméticos, muitos acreditam que o carvão vegetal ativado promova brilho aos cabelos e uma pele mais bonita.

Quando usado como clareador dentário, todavia, a opinião sobre o produto é um campo de controversas, já que há dentistas que confirmam que o carvão até pode promover o branqueamento, mas para que isso aconteça, boa parte do esmalte dentário é removido, uma vez que o mesmo contém substâncias que o corroem.

Como implementá-lo em sua rotina

Como o carvão pode ser encontrado em diversas formas, o ideal é que você consulte o seu nutricionista para que seja indicado uma quantidade de uso diário. Em doses recomendadas, ele pode ser usado por uma grande quantidade de pessoas, já que não apresenta glúten e lactose, é vegano e low carb.

Quando consumido acima da dose recomendada por seu médico, o carvão vegetal ativado pode provocar vômitos, fezes escuras, diarreia, prisão de ventre, além de um possível comprometimento negativo do efeito detox.

Contraindicações

Esse produto não deve ser utilizado por crianças, gestantes ou que estão em fase de amamentação, pessoas com problemas gastrointestinais, obstrução intestinal ou que recentemente fizeram alguma cirurgia no intestino, que contém hipersensibilidade a algum dos componentes e indivíduos que ingeriram substâncias corrosivas.

Receitas com carvão vegetal ativado

Smoothie de carvão vegetal ativado na tigela

– 1/4 xícara de amoras e framboesas congeladas

– 1/4 xícara de mirtilos congelados

– 1/2 banana

– 4 colheres de café de pó de carvão ativado

– 1 xícara de água de coco

– 1 iogurte natural

 

Limonada de carvão vegetal ativado

– 500ml de água filtrada

– 30ml de xarope de agave

– 100ml de suco de limão

– 1 colher de café de carvão ativado em pó

Onde comprar

Entre agora mesmo em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, para adquirir o seu carvão vegetal ativado!

0 Reviews

admin: