Você conhece ou já consumiu a castanha de baru? Mesmo que você tenha consumido, alguns de seus benefícios passam despercebidos, como o auxilio ao coração.
Origem
Pertencente à família das oleaginosas, é comum encontramos o barueiro – árvore de até 25 metros de altura – em Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso e Goiás.
Benefícios da castanha baru
Entre seus principais benefícios, destaca-se o auxílio do colesterol. Em Goiás, um estudo apontou que esse alimento foi capaz de reduzir em até 8% o colesterol total e 9% o LDL, o colesterol ruim.
Além disso, a castanha baru pode agir como antioxidante, auxilia em problemas cardiovasculares e outros ligados a diversas doenças, como câncer, obesidade e Alzheimer. Por fim, quando ingeridas, suas propriedades também auxiliam na redução de gordura abdominal, glicose no sangue e até mesmo na queda de cabelo.
Tudo isso é possível devido a grande quantidade de antioxidantes, zinco e vitamina E, magnésio, fósforo, selênio, potássio, manganês, cobre, entre outros componentes.
Como implementá-la a sua rotina
O mais comum é consumi-lo torrado, assim, seus nutrientes serão melhores absorvidos. Você poderá adicioná-lo tanto a receitas doces, como bolos, como também em saladas. Seu consumo diário, porém, deve ser indicado por seu médico, levando em consideração o caso a caso dos pacientes.
Com relação as proteínas, a castanha de baru torrada apresenta teores semelhantes ao amendoim e superiores a avelã e leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico, tornando-a uma boa fonte de proteína vegetal, especialmente para vegetarianos, veganos e praticantes de atividade física.
Estudos apontam que uma porção de 100g de castanha de baru torrada, contém em média, 41g de gorduras, 26g de proteína e 11g de fibras.
Onde comprar
Entre agora mesmo em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, para garantir a castanha de baru.
Comentários no Facebook