X

Eritritol: conheça os benefícios do adoçante natural

Eritritol

Você provavelmente já ouviu falar do adoçante natural eritritol, principalmente se está mudando a sua alimentação por motivos de saúde, como prevenção de diabetes, controle de triglicerídeos, colesterol alto, hipertensão ou se está fazendo dieta low carb.

Esse adoçante natural (em que as moléculas são encontradas na natureza) é uma alternativa bem tolerada por quem tem diabetes, além de ser indicado como substituto do açúcar refinado comum. Além de ser um alimento mais saudável, possui vantagens interessantes quando comparado com o açúcar comum.

Quais são os benefícios do eritritol?

O eritritol, pode ser obtido através do processo de fermentação de algumas frutas e cogumelos, por exemplo. Com relação ao xylitol (xilitol), ele é mais vantajoso quando se compara a quantidade de calorias, já que o eritritol possui somente 0,2 kcal por grama enquanto o xylitol (xilitol) possui 2,4 kcal por grama.

O eritritol ainda possui 70% do poder de adoçar do açúcar tradicional. Também não necessita da insulina para ser metabolizado pelo organismo e é eliminado em 24 horas. Assim como o xylitol (xilitol), o adoçante eritritol possui propriedades anticariogênicas e não eleva os níveis glicêmicos do sangue.

Além do baixo teor calórico, o eritritol possui resistência à altas temperaturas e pode ser aplicado em diversas receitas, substituindo o açúcar refinado comum na proporção de 1,15 g para 1g de açúcar refinado.

Se ingerido em excesso não tende a causar desconforto intestinal como o xylitol (xilitol). Porém, pode causar náuseas, o que também pode acontecer com a ingestão do xylitol (xilitol) em excesso.

Como utilizar o eritritol na alimentação?

Ele é perfeito para ser utilizado como substituto para o açúcar refinado comum. Sua proporção para substituição é de 1:1,15 e ele pode ser aplicado em receitas de doces, sobremesas, bolos, e ainda pode ser utilizado para adoçar bebidas e servir como adoçante de mesa para o dia a dia.

Onde comprar o eritritol

Na Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você encontra o xylitol (xilitol) em sua versão cristal ou refinado. E o mesmo vale para o eritritol

0 Reviews

admin: