Certamente você já ouviu falar ou conhece alguém que é alérgico à proteína do leite de vaca. Por isso, apresentaremos uma das soluções a pessoas que sofrem dessa alergia, o leite de amêndoas.
Mas, antes disso, vamos entender um pouco sobre a alergia que afeta muitas pessoas, principalmente crianças.
O que é a alergia à proteína do leite de vaca?
É muito comum que, logo em seus primeiros meses de vida, bebês apresentem APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Muitos são os sintomas e, de pessoa para pessoa, tendem a mudar a gravidade dos sintomas.
Os mais comuns são dermatite, inchaços na pele e boca, sensação de garganta fechando, congestão nasal, refluxo, dor abdominal, assaduras, diarreia, sangue nas fezes, hipotensão, arritmia e até mesmo convulsão.
Quando apresentam esses sintomas, o necessário é levá-los ao médico para uma análise. A confirmação é feita posteriormente, após tirar por completo a proteína do leite de vaca da rotina dessas pessoas e observar os resultados em até 30 dias.
Após esse tempo, alguns médicos buscam por disponibilizar uma quantidade mínima da proteína para ver se os sintomas reaparecem. Caso isso aconteça, está comprovado a alergia.
Os sintomas podem desaparecer
Quando criança, é muito provável que a alergia deixe de existir. Mas isso só pode ser levado em consideração quando a pessoa afetada decide seguir uma alimentação correta e sem a proteína do leite da vaca.
Com isso, é preciso consumir outros produtos, ou até mesmo substituí-los, como é o cado do leite de amêndoas, um leite vegetal que é indicado para pessoas com APLV.
O leite de amêndoas
Ele é livre de lactose e por isso é muito usado na alimentação de pessoas que possuem alergia à proteína do leite de vaca, principalmente crianças. Nesse caso, é preciso lembrar que ele não substitui o leite materno, que deve ser a única fonte de alimento até o bebê completar 6 meses.
Com as crianças, a introdução do leite pode ser feita no preparo de bolos e panquecas, já que a versão oleaginosa pode aumentar as chances de engasgo, além de não agradar o paladar dos pequenos.
Na alimentação, o leite de amêndoas apresenta inúmeros benefícios como ajudar a fortalecer os ossos, diminuir as inflamações do organismo pois contém ácidos graxos, auxilia na digestão, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim e facilita a ingestão.
Tudo isso é possível porque o leite vegetal de amêndoas é uma fonte de gordura boa, possui vitaminas A, B1, B2, B6, E, fibras, cálcio, ácidos graxos, ômega 3 e magnésio.
Lembre-se, você só encontra esses benefícios no leite de amêndoas caseiro. Pra fazer é super fácil.
Você só precisa adquirir suas amêndoas acessando nosso site da Ingredientes Online.
Receita:
- Deixe 1 xícara de amêndoas de molho na água por no mínimo 8 horas
- Dispense essa água e adicione as amêndoas no processador com 2 xícaras de água mineral e bata
- Coar com um coador de pano
Seu leite de amêndoas está pronto para o consumo. Caso prefira comprar o leite de amêndoas vegetal pronto, você também pode adquiri-lo em nosso site.
Comentários no Facebook