6 segredos para quem quer ter uma alimentação mais saudável e não consegue

9 segredos para quem quer ter uma alimentação mais saudável e não consegue

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Investir em uma alimentação mais saudável é uma maneira de transformar a sua vida e focar na sua saúde. Apostar em alimentos ricos em nutrientes e acrescentar à sua rotina alguns novos hábitos pode fazer a diferença quando se trata de cuidar da sua saúde como um todo.

Mas, manter uma alimentação mais saudável pode ser um problema para algumas pessoas. Às vezes, acostumar-se a uma nova rotina pode levar um certo tempo, e por isso é bacana que as mudanças ocorram gradualmente. 

Assim, você não percebe o choque inicial de uma mudança radical e consegue perceber e sentir de fato os benefícios que hábitos mais saudáveis pode trazer para a sua vida.

Fique por dentro dessas dicas que podem lhe auxiliar na saga de manter uma rotina de alimentação mais saudável.

Segredos para manter uma alimentação mais saudável

Foco, determinação e disciplina são fundamentais para qualquer dieta dar certo. E para manter uma alimentação mais saudável não é diferente. A fim de colocar isso em prática, é importante se manter atento a alguns detalhes para assegurar a disciplina e não perder o foco durante o processo de emagrecimento ou reeducação alimentar.

1. Coma de 3 em 3 horas

Alimentar-se de 3 em 3 horas não é mito. É essencial que você faça pequenas refeições e lanches para manter o metabolismo em funcionamento e estimular a queima de gorduras.

Pequenas porções em curtos intervalos de tempo é o que farão a diferença para manter uma alimentação mais saudável. Além de auxiliar na diminuição de quantidade ingerida nas refeições maiores, estimula o metabolismo e não faz com que o corpo armazene tão facilmente qualquer tipo de fonte de energia que ingerir, como os carboidratos.  

2. Não beba líquido durante as refeições

A ingestão de líquidos durante as refeições atrapalha o processo de digestão e estufa o estômago, causando desconforto.

Para manter uma alimentação mais saudável, se você não consegue se alimentar sem ingerir líquidos, opte por pequenas quantidades de água, de preferência próximo do final das refeições, até que consiga cortar totalmente a ingestão. Você verá como irá se sentir melhor quando o novo hábito fizer parte da sua nova rotina.

3. Sempre prefira alimentos naturais aos industrializados

Uma alimentação mais saudável é baseada no consumo de alimentos mais naturais, orgânicos e livres de conservantes e aditivos. Isso significa que é importante cortar industrializados, embutidos e refinados.

alimentação mais saudável

Optar por hortaliças orgânicas, frutas, carboidratos complexos (integrais) e açúcares naturais é uma ótima maneira de começar. Buscar por fornecedores de qualidade é fundamental. Pequenos produtores, feiras locais e lojas online para produtos diferenciados e de boa procedência são uma ótima maneira de apoiar o comércio local e também de garantir produtos diferenciados, com bons preços e de qualidade.

4. Beba muita água

Manter-se hidratado é fundamental para garantir uma alimentação mais saudável. A água auxilia na limpeza do organismo, dos rins e também é uma das responsáveis pelo transporte dos nutrientes pelo organismo.

O consumo de água faz bem não só para o corpo internamente, mas para a pele, cabelos e disposição.

5. Prepare snacks saudáveis para a hora do lanche

Trocar os lanchinhos de padaria por frutas ou oleaginosas é a melhor pedida. Para manter uma alimentação mais saudável, o mais importante é o poder nutritivo dos alimentos e claro, o sabor. Porque a alimentação saudável também pode ser muito saborosa.

Prepare snacks saudáveis para levar ao trabalho e perceba a diferença na sua disposição. Carboidratos simples, como pães com farinhas brancas dão sono e incham, e consequentemente diminuem a sua produtividade.

Frutas, sementes e até mesmo os chocolates 100% cacau que são extremamente saudáveis são ótimas opções muito saborosas de snacks que se encaixam dentro de uma alimentação mais saudável e que vão te deixar muito mais disposta e animada para encarar o seu dia.

6. Mastigue muito bem as refeições

Aprecie as suas refeições. Para manter uma alimentação mais saudável é preciso apreciar o que você come. Saborear os alimentos e entender o poder nutritivo deles é essencial para que você entenda de fato porque a alimentação mais saudável é vantajosa e benéfica para o seu organismo.

Mastigar bem as refeições tem suas vantagens porque faz com que você coma menos do que está acostumado. Isso, porque dá tempo o suficiente para ativar o campo de saciedade do cérebro e você se sente satisfeita comendo menos. O que é ótimo para quem busca emagrecer.

Com a rotina corrida é normal almoçarmos rápido e fazermos tudo com pressa. Mas lembre-se que é importante você ter tempo para suas refeições e para dar atenção para o seu corpo e para cuidar de si mesma.

E mesmo parecendo uma dica muito simples, mastigar bem os alimentos pode fazer uma grande diferença na sua rotina, principalmente se você busca manter uma alimentação mais saudável.

7. Aposte nos alimentos integrais

Carboidratos complexos, que vêm em grande parte de alimentos integrais, são os que mais fornecem energia para o corpo sem aumentar os índices glicêmicos, provocando saciedade e auxiliando na regulação do metabolismo.

Para manter uma alimentação mais saudável é fundamental que os alimentos integrais estejam no seu cardápio.

8. Fuja dos refinados e carboidratos simples

Alimentos refinados e carboidratos simples, como açúcar comum e farinha branca, são carboidratos simples e fazem exatamente o contrário do que comentamos na dica anterior.

Tudo bem, carboidratos são fontes de energia, mas os do tipo simples liberam energia em picos, aumentando os níveis glicêmicos ou os picos de insulina, e seu gasto é muito rápido, o que faz com que você sinta a necessidade de se alimentar novamente muito mais depressa do que teria se ingerisse carboidratos complexos.

9. Fuja dos refinados e carboidratos simples

Alimentos refinados e carboidratos simples, como açúcar comum e farinha branca, são carboidratos simples e fazem exatamente o contrário do que comentamos na dica anterior.

Tudo bem, carboidratos são fontes de energia, mas os do tipo simples liberam energia em picos, aumentando os níveis glicêmicos ou os picos de insulina, e seu gasto é muito rápido, o que faz com que você sinta a necessidade de se alimentar novamente muito mais depressa do que teria se ingerisse carboidratos complexos.

Não esqueça de buscar sempre por alimentos de boa procedência e de fornecedores de confiança para garantir o melhor poder nutritivo e saber exatamente o que você está ingerindo. Fuja dos industrializados e mergulhe no mundo dos produtos naturais.

Cozinhar as suas próprias refeições e saborear pratos incríveis que você mesmo criou também é uma ótima maneira de incorporar a alimentação mais saudável no seu dia a dia,  além de ser terapêutico e lhe ajudar a descobrir o incrível mundo da alimentação mais saudável. Aventure-se!

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