A lentilha é conhecida por ser uma leguminosa fácil de ser preparada e que pode ser usada em diversas receitas. Os grãos, que são provenientes das vagens, contém diversos benefícios para a nossa saúde, como a grande quantidade de proteína vegetal.
Conheça as curiosidades sobre esse alimento e seus principais benefícios.
Origem
Não é de hoje que seus grãos são cultivados. Há relatos de que eles já eram consumidos pelos seres humanos durante o período Neolítico e da Pedra Polina, entre 9.500 a 13 mil anos atrás.
Foi a partir de então que essa planta, originária do Oriente Médio, se espalhou pelo Irã, África, Europa e Índia. Naquela época, os habitantes da Grécia Antiga consideravam a lentilha como um alimento de classes superiores, mas isso mudou a partir do século 18, quando os franceses passaram a utilizá-lo em diversas receitas.
Item tradicional no Brasil na ceia do ano novo, a lentilha além de muito saborosa e versátil, faz muito bem à saúde.
Benefícios da lentilha
Entre os principais benefícios dessa leguminosa, estão:
- auxilia na saúde dos ossos por ser rica em cálcio
- É rica em lignana, que ajuda na redução dos sintomas pré menstruais
- melhora o sistema cardiovascular, por ser rica em em magnésio
- Rica em ferro, é um aliado contra a anemia
- É uma boa fonte protéica vegetal, ideal para dietas veganas e vegetarianas
- Por ser rica em fibras, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol, na regulação intestinal e traz sensação de saciedade.
Como adicioná-la a sua rotina
Existem diversos tipos de lentilhas, e você pode escolher qual tipo de produto deseja usar: lentilha granel, lentilha vermelha granel ou lentilha verde, por exemplo.
Com elas, você poderá preparar diversas receitas deliciosas, como é o caso da receita que citaremos abaixo.
Exemplo de receita: sopa de lentilha com limão
- 1 ¼ xícara (chá) de lentilhas (250 g)
- 1 cebola
- 1 batata
- 2 dentes de alho
- ⅓ de xícara (chá) de cubos de salsão
- ⅓ de xícara (chá) de cenoura ralada
- 1,750 litro de água (cerca de 7 xícaras)
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 folha de louro
- caldo de 1 limão
- 1 pitada de xylitol
- sal
Primeiramente, descasque a cebola e os dentes de alho em pedaços pequenos; descasque também a batata e corte-as em cubinhos.
Coloque manteiga em uma panela e leve-a ao fogo; espere derreter e adicione cebola, sal e xylitol, deixe-os cozinhar por, em média, 10 minutos, até dourar. Após isso, junte o que restou da manteiga e espere derreter para acrescentar salsão e cenoura; refogue-os por 2 minutos.
Feito isso, adicione louro, alho e cominho e misture-os. Adicione a lentilha, tempere com sal e deixe cozinhar por 35 minutos com a panela levemente aberta. Após o tempo determinado, desligue o fogo e leve metade da sopa ao liquidificador.
Bata até que fique uma mistura lisa e, posteriormente, misture ao restante da sopa que ficou na panela. Você pode regá-la com caldo de limão e, para um melhor aproveitamento, deve servi-la morna.
Onde comprar
Você encontra os dois alimentos citados anteriormente – lentilha verde e lentilha vermelha, ambas a granel, além da lentilha de origem francesa lentilha de puy aop – em nosso site da Ingredientes Online, um empório de produtos naturais, com mais de 3 mil itens para sua alimentação saudável. Além disso, acesse outras matérias do nosso blog para ter acesso a mais curiosidades e receitas com outros alimentos.