O óleo de coco é muito versátil e apresenta diversos benefícios que vão desde a culinária até a estética.
Esse óleo pode ser encontrado em estado sólido, quando exposto a baixas temperaturas, ou no estado líquido, quando está em temperatura ambiente. Apesar dessa mudança de estado físico, é possível armazená-lo por um longo período de tempo sem estragar. Você também pode encontrá-lo no formato de cápsulas.
Saiba tudo sobre o óleo de coco, a fim de se beneficiar do seu uso em diversos outros ambientes, além da cozinha.
Benefícios do óleo de coco
O óleo de coco apresenta diversos benefícios, principalmente no que diz respeito à saúde e à estética.
Confira algumas formas diferentes de usar esse óleo:
Previne e trata danos causados aos cabelos
A Society Cosmetic Chemists realizou um estudo que demonstrou o poder que o óleo de coco possui em relação à prevenção de danos capilares e ao tratamento de fios química e termicamente danificados.
Isso acontece porque esse óleo é capaz de evitar a perda de água e de proteínas dos fios, além de possuir a função de filme lubrificante.
Ajuda na depilação
O óleo de coco é uma ótima opção na hora de realizar uma depilação. Isso acontece porque ele é capaz de hidratar a pele e de amaciar os pelos, o que facilita bastante o corte com a lâmina.
Além disso, por ter um poder antimicrobiano, ele também consegue combater e prevenir vários tipos de infecções.
Auxilia na limpeza de pincéis
Esse óleo está sendo cada vez mais utilizado no universo das maquiagens. Assim, ele é uma excelente opção para quem quer limpar seus pincéis pós-make.
Para isso, basta misturar uma parte de óleo de coco para duas partes de sabonete antibactericida. Depois, utilize a mistura para limpar os seus equipamentos.
Removedor de make
Além de ser uma ótima opção para a limpeza de pincéis, o óleo de coco é capaz de remover qualquer tipo de maquiagem da sua pele, inclusive as que são à prova d’água.
Assim, você pode aplicá-lo em um algodão ou diretamente no seu rosto. No caso do rímel, é indicado que você aplique o óleo e espere alguns segundos. Além disso, você também pode passar um pouco nos seus cílios semanalmente, já que o óleo de coco auxilia no seu crescimento.
Melhorar o hálito
Uma ótima opção para melhorar o seu hálito é inserir o óleo de coco na sua rotina de higiene oral. Isso se dá por conta da sua capacidade antifúngica e antibactericida. Dessa forma, você pode realizar um gargarejo por dia com uma colher desse produto.
Assim, você consegue se livrar dos germes de maneira natural, garantindo a manutenção da saúde dos seus dentes e um hálito muito mais fresco.
Para combater piolho
Esse óleo é uma excelente opção para quem quer se ver livre de piolhos. Ele é mais eficiente, inclusive, do que soluções industrializadas que são comercializadas para esse fim.
Para isso, basta começar lavando a cabeça com um pouco de vinagre de maçã. O próximo passo, já com o cabelo seco, é aplicar o óleo de coco no couro cabeludo e deixar que ele aja por um período de 12 a 24 horas.
Depois, escove os fios de cabelo com um pente fino e finalize com uma nova lavagem capilar.
Leia também: Manteiga de cacau: conheça os benefícios e saiba como usá-la na culinária
Para prevenir e melhorar marcas na pele
Se o seu objetivo é melhorar e prevenir manchas na pele e estrias, saiba que o óleo de coco pode ser uma ótima opção. Ele também é capaz de amenizar cicatrizes.
O processo pode demorar alguns meses, porém, costuma apresentar excelentes resultados.
Como silicone de brilho para o cabelo
Além de hidratar o cabelo, esse óleo é capaz de conferir uma camada de brilho para o seu cabelo.
Para isso, basta que você coloque uma colher de chá de óleo de coco na palma da mão e aplique na metade do cabelo até a ponta. Ou seja, evite aplicá-lo no topo da cabeça, a fim de não conferir um aspecto sujo e oleoso aos seus fios.
Você já conhecia o óleo de coco, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esse produto. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.
Comentários no Facebook