Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam por proteínas que são provenientes de plantas têm aumentado. Para você ter uma ideia, mais da metade da população norte-americana têm consumido uma alimentação regrada a proteínas veganas no último ano.
Por isso, por meio de detalhes, citaremos aqui algumas das proteínas mais importantes, uma vez que elas promovem uma melhora na saúde geral, evitam a contração de doenças e também auxiliam na perda de peso.
Além disso, não podemos esquecer que esse tipo de alimentação normalmente também é praticado por quem apresenta uma preocupação em relação ao meio ambiente e ao bem estar animal, promovendo a sustentabilidade.
Definições
À base de plantas: Em termos gerais, baseado em plantas descreve o uso de fontes vegetais – frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, nozes e sementes, ervas, vegetais, especiarias – como os principais ingredientes. Os termos “vegetal” ou “100% vegetal” no rótulo geralmente significa que o produto não contém ingredientes derivados de animais.
Vegano: Um alimento, ingrediente ou dieta que não contém quaisquer produtos de origem animal, incluindo carne, leite, ovo, insetos ou mel
Vegetariano: Um alimento, ingrediente ou dieta que não contém carne animal e derivados. Vegetariano sem qualificação inclui ambos leite e ovo, enquanto lactovegetariano inclui laticínios. Por sua vez, ovo vegetariano inclui ovo.
Flexitarianismo: Uma dieta que é principalmente baseada em vegetais, vegetariana ou vegana, mas ocasionalmente inclui carnes, aves, peixes e outros alimentos de origem animal.
Tipos de proteínas veganas
Você pode encontrar essas proteínas tanto em pó (farinha), como também de forma concentrada ou isolada.
Em pó (farinha)
Nesse caso, o índice de proteína é o mais baixo, 30%, que pode ser consumida em farinhas de grão de bico, lentilha e fava. Aqui, eles são produzidos com muitos nutrientes e podem também ser aplicados a pastas, lanches empanados.
Concentrado
Com mais de 40% de proteínas veganas, também pode ser encontrado na fava, lentilha e ervilha, o que beneficia o consumidor final com muitas fibras, proteínas e micronutrientes. Nesse caso, eles são encontrados em empanados, pastas, e também em opções não veganas, como carnes.
Isolado
Quando isolado, a ervilha apresenta mais de 70% de proteína, o que promove uma reivindicação de conteúdo de proteína. Nesse caso, ela pode ser usada em drinks e também em nutrição esportiva.
Onde comprar
Na Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você encontra diversas proteínas veganas. Entre agora mesmo e garanta a sua!