Canjica
O mês de Junho chegou e com ele vem aquela vontade das quermesses, das brincadeiras típicas e das danças calorosas. Mas sabemos que o principal mesmo são as receitas deliciosas dessa época, como a pamonha, quentão e a canjica, né?
Nessa data tão esperada, trouxemos uma receita incrível de canjica para você comemorar o mês de Junho no melhor estilo possível!
Mas afinal, você sabe como essa receita se tornou tão popular nas festividades se espalhando por todo país?
Sabemos que a canjica é um dos pratos mais tradicionais e queridos dessa festividade, além de ser típico de várias culturas ao redor do mundo. No contexto brasileiro, a origem da canjica remonta às tradições indígenas e africanas. A base do prato é o milho branco, que é um alimento fundamental na culinária desses povos.
A “kanzika” era um tipo de mingau típico de diversas áreas da África, e aqui passou a ser preparada com grãos de milho, sendo amplamente apreciada por ser saborosa e acessível.
Com a chegada dos africanos ao Brasil, suas tradições culinárias também foram incorporadas à cultura brasileira. Os africanos trouxeram técnicas de preparação do milho e a combinação com outros ingredientes, como o leite de coco e especiarias, como canela e cravo-da-índia. Essas influências africanas deram à canjica o sabor e a consistência que conhecemos hoje.
Benefícios da canjica
Além de deliciosa, a canjica de milho é benéfica para a nossa saúde. Se você quer mais motivos para fazer esse quitute – além do seu sabor maravilhoso –, aqui estão algumas de suas vantagens:
- É rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal;
- É rica em ácido fólico, que contribui para o bom funcionamento do organismo;
- Possui vitaminas do complexo B, responsáveis por processos importantes no nosso corpo, como funcionamento do sistema nervoso e metabolismo de proteínas, açúcares e gorduras.
Ao longo do tempo, se tornou um prato tradicional nas festas juninas do Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. É servida quente ou fria, com ingredientes adicionais, como leite condensado, amendoim, canela em pó e coco ralado.
Aqui está uma sugestão de receita de canjica, que utiliza ingredientes mais saudáveis e com menor teor de açúcar:
Você encontra essa e muitas outras receitas típicas, saborosas e saudáveis que cabem na sua dieta no nosso instagram! @ingredientesonline
Instructions
- Lave bem o milho para canjica e deixe-o de molhoem água por pelo menos 8 horas, ou durante a noite.
- Escorra a água do molho e coloque o milho em umapanela de pressão. Cubra com água suficiente para cobrir os grãos.
- Cozinhe a canjica em fogo médio-alto na panelade pressão por cerca de 20-30 minutos após pegar pressão. Certifique-se deseguir as instruções específicas para a sua panela de pressão.
- Desligue o fogo e espere a pressão ser liberadanaturalmente antes de abrir a panela.
- Escorra a água restante e volte a canjica cozidapara a panela.
- Adicione o leite desnatado ou leite vegetal àpanela com a canjica. Acrescente também o adoçante natural, a canela em pau, oscravos-da-índia e o sal.
- Cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo de vezem quando, por cerca de 20-30 minutos, ou até que a canjica esteja macia e olíquido tenha engrossado um pouco.
- Retire a canjica do fogo e deixe esfriar umpouco antes de servir.
- Se desejar, polvilhe canela em pó por cima antes de servir.
Agora que você já sabe que a canjica é um excelente receita e ótima para sua saúde, nós da Ingredientes Online somos seus parceiros para garantir que os ingredientes cheguem em segurança e com qualidade até a sua cozinha! O melhor de tudo é que no nosso site você consegue encontrar o produto fracionado, na quantidade ideal para você!
Acesse e confira: https://www.ingredientesonline.com.br/