A aromaterapia é conhecida por ser uma técnica que utiliza diversos tipos de óleos – chamados de óleos essenciais – a fim de proporcional aos indivíduos um equilíbrio espiritual, físico e psíquico.
Como funciona a aromaterapia?
Por meio desses óleos – que citaremos a seguir – a pessoa que fizer a aromaterapia irá, por meio do olfato, fazer com que as propriedades do óleo utilizado cheguem até o sistema nervoso, local que é responsável por nossas emoções.
Dessa maneira, o próprio sistema nervoso, ao entrar em contato com as propriedades do óleo, estimulará o cérebro, que promoverá uma resposta dando início ou “pausando” certo tipo de secreções e hormônios.
Por exemplo, se você busca inibir sintomas da depressão, ansiedade, insônia, alguma fobia ou medo, a aromaterapia é ideal. Ela também auxilia e promove a autoestima, alivia dores musculares e nas articulações, estresse e promove o equilíbrio de alterações hormonais e emocionais.
Tipos de aromaterapia
No geral, a aromaterapia pode ser feita de cinco formas:
Inalação
Nesse caso, o processo poderá ser repetido diversas vezes ao longo do dia. Aqui, você deverá inalar o óleo do próprio frasco.
O primeiro passo deverá ser a inspiração, segurando o ar por 3 segundos; posteriormente, expire. O processo é muito rápido e, como dito anteriormente, pode ser repetido outras vezes durante o dia.
Aromatizadores
Aqui, você deverá colocar de 2 a 3 gotas do óleo escolhido em um aromatizador ou difusor. Por meio dele, o aroma será liberado.
Nebulização
Em um nebulizador, pingue de 2 a 3 gotas do óleo essencial.
Compressa
Separe 1 litro de água fervente e coloque 10 gotas do óleo essencial escolhido. Após isso, pegue uma toalha e mergulhe-a na água, que agora é aromatizada. Torça a mesma para que o excesso seja retirado e coloque-a em seu corpo na região desejada.
Massagem
Nesse caso, você – ou uma massoterapeura – deverá aplicar o óleo escolhido na pele, fazendo a massagem por, em média, 20 minutos. Aqui, o óleo essencial poderá ser misturado a algum óleo vegetal, por exemplo, com o óleo de coco.
Óleos essenciais
Eucalipto
Esse óleo essencial é muito utilizado em pessoas que desejam fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele também pode ser utilizado para combater congestionamentos, ou seja, se passado no peito, haverá uma melhora da respiração.
Camomila Romana
Entre suas principais funções, está a ação anti-inflamatória, auxiliadora do sistema linfático, tônico, adstringente, emoliente, antisséptico, anti-bactericida e cicatrizante.
Além disso, ela é muito conhecida também por ser um incrível calmante para a mente e para o corpo. A camomila promove, ademais, uma hidratação na pele. Em outros casos, ela também pode tratar sentimentos taxados como ruins, como o rancor e raiva.
Alecrim
Auxilia, principalmente, a circulação sanguínea. Esse óleo essencial também é capaz de promover uma revitalização dos tecidos e auxilia em casos de pessoas que têm retenção de líquido, fraqueza, tontura e pressão baixa.
Em outros casos, o óleo de alecrim é o responsável por auxiliar na concentração durante as aulas e na memória, além de ser um ótimo aliado aos cabelos, já que promove brilho.
Laranja
O óleo essencial de laranja é muito indicado a crianças que tenham algum distúrbio ligado a alimentação, nervosismo ou medo, por exemplo. Em outros casos, tem função de tônico, estimulando as funções digestivas e o metabolismo.
Quando usado em massagens, é bom que ele seja misturado a algum óleo vegetal.
Alguns especialistas apontam que o óleo de laranja promove alegria e bem-estar, além de ser indicado para auxiliar em dores de cabeça.
Lavanda
Esse é um dos óleos mais utilizados quando falamos de aromaterapia, uma fez que alivia dores, hematomas e promove um relaxamento total no corpo.
Além disso, a lavanda também auxilia em questões como a ansiedade, insônia, cansaço e tensão, sendo ótima para utilizar após um dia corrido no trabalho, repondo suas energias.
Onde comprar
Em breve você poderá encontrar diversos óleos essenciais para aromaterapia em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais.