A pectina cítrica vem do grego e significa “gelatinizado”. A descoberta ocorreu em 1790, quando algumas pessoas encontraram essa fibra no suco de algumas frutas e vegetais, como a beterraba, maçã, tangerina, groselha, laranja, pêssego, tomate, batata, ervilha e cenoura, sendo, portanto, natural.
Mas foi somente em 1908 que as indústrias passaram a produzir pectina líquida, já que a demanda, a partir de então, passou a aumentar.
Benefícios da pectina cítrica
A fibra solúvel tem diversos benefícios: já que provoca sensação de saciedade, é indicada a quem deseja perder peso. A pectina também mantém os níveis de glicose no sangue, previne o câncer, aterosclerose, diminui o colesterol total e a pressão arterial.
Além disso, também facilita o movimento do alimento pelo intestino, evita que substâncias tóxicas sejam absorvidas pelo organismo e também age como uma fibra benéfica as bactérias alojadas no intestino.
Como usar a fibra
A principal forma é utilizá-la é como estabilizante e geleificante de produtos alimentícios, como geleias, doces e até mesmo alimentos panificados.
Como vimos anteriormente, a fibra pode ser encontrada em diversas frutas e vegetais. Caso você deseje extraí-la de uma laranja para fazer uma geleia, por exemplo, deverá descascá-las com cuidado e retirar a sua parte branca, picando essa “pele” em um recipiente separado.
Posteriormente, deve-se adicionar água em uma panela. Para cada copo com as peles da laranja, deve-se adicionar 3 de água.
Deixe ferver por 30 minutos e leve a mistura ao liquidificador e bata. Coe a mistura a partir de um pano de prato limpo: aperte devagar e guarde o líquido em um vidro, no qual poderá ser deixado por até quatro meses na geladeira.
Ao fazer a geleia, deve utilizar cerca de 60 a 80ml de pectina para 500ml de fruta.
A fibra também seja utilizada como um fármaco, a fim de auxiliar em tratamentos como diarreia e prisão de ventre.
A pectina cítrica em pó
Assim como a pectina proveniente da extração de frutas e vegetais, a fibra em pó também pode ser utilizada nas receitas. Ao utilizá-la, é preciso misturá-la a um adoçante natural ou suco de limão para evitar a formação de grumos.
Nesse caso, a quantidade ideal é a proporção de cinco partes do adoçante natural/suco de limão para uma parte de pectina em pó.
Onde comprar
Em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você pode encontrar a pectina cítrica em pó.
Comentários no Facebook