Você conhece os principais benefícios do palmito? Além de ser um grande aliado a nossa saúde, o alimento é versátil e pode ser consumido de diversas formas, seja assado, grelhado, na salada ou in natura. Por isso, é comum que ele agrade muitas pessoas.
Esse vegetal, que é muito saboroso, pode até mesmo ser consumido no intuito de prevenir contra alguma doença.
Origem
O palmito é extraído das palmeiras, como a palmeira-juçara, açaizeiro e pupunheira, que podem ser encontradas em diversos locais, inclusive na América do Sul.
Aqui no Brasil, ele é um importante alimento para o comércio interno e também externo, e faz parte da rotina da maioria dos povos que ocupam a Amazônia, onde se concentra a maior produção de palmito.
Benefícios do palmito
Entre seus principais componentes, destacam-se a grande quantidade de vitaminas A, C, B e minerais, além da baixa quantidade de calorias. Ademais, esse vegetal dispõe de potássio, sódio e zinco, o que auxilia na melhora do nosso sistema imunológico, inflamações e cicatrizações.
O zinco por sua vez, é um grande aliado dos músculos, já que auxiliam na síntese de proteínas que nutrem os músculos, tornando-os mais saudáveis. Já o potássio, pode controlar o batimento cardíaco e também a saúde do coração.
Como esse vegetal contém muitas fibras, quando consumido, melhora o trato intestinal, evitando prisões de ventre ou desconfortos, e também causa uma sensação de saciedade. Por último, mas não menos importante, o palmito pode ser um grande aliado para quem deseja perder peso de forma saudável e também para quem deseja ter uma melhor qualidade do sono.
Como ele provoca a sensação de saciedade e contém poucas calorias, o alimento faz com que você coma menos e perca peso de maneira saudável. Além disso, devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B, ao ingerir esse alimento, sua qualidade de sono melhorará, resultando em noites bem dormidas.
Os portadores de ansiedade, depressão e oscilações de humor também podem investir e muito nesse produto, já que promete evitar esses distúrbios.
Cuidados ao ingerir o palmito
Quando consumido em conserva, o alimento apresenta poucos perigos. Todavia, deve-se ter atenção a tampa do produto: ela deve estar lacrada e não pode estar afundada.