X

Farelo de aveia x farinha de aveia: quais são as diferenças?

Farelo de aveia e farinha de aveia

Para ter uma alimentação saudável, é preciso ter criatividade e buscar opções gostosas para não cair no comodismo. O farelo de aveia e a farinha de aveia, de modo geral, tem sido um ótimo aliado nessa questão, pois mantém a saciedade durante as refeições e é extremamente nutritiva.

Quais são as diferenças entre o farelo de aveia e a farinha de aveia?

A farinha de aveia é proveniente da moagem interna dos grãos, descartando as fibras e mantendo os minerais, proteínas e carboidratos. Já o farelo de aveia, é produzido a partir da casca dos grãos de aveia, onde há a maior concentração de fibras.

Farelo de aveia

farelo de aveia nada mais é do que a camada externa da semente desse importante cereal, retirada durante o refinamento do grão. Este produto passou a ser utilizado em nossa alimentação como fonte de diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Para começar a usufruir dos benefícios do farelo de aveia, recomenda-se que seja feito o consumo de 15 a 30 gramas por dia,  o que equivale a 1 ou 2 colheres de sopa. Entretanto, também é  importante o consumo de água, no mínimo 8 copos, para obter os benefícios das fibras e evitar constipação.

Onde utilizar o farelo de aveia

  • Receitas funcionais de pães;
  • Bolos;
  • Pizzas;
  • Tortas;
  • Panquecas;
  • Em mingaus e cremes;
  • Para engrossar molhos;
  • Para empanar bifes e salgadinhos;
  • Farofa para pratos salgados ou doces.

Na culinária, ele pode ser aproveitado em pratos com frutas, em batidas variadas ou em iogurtes. Agindo da forma mais pura, a farinha de aveia ou farelo de aveia precisa sempre estar aliada a sua dieta e alimentação. Você pode fazer bolos, panquecas, pães wafles e diversos outras receitas para o seu dia a dia.

Benefícios do farelo de aveia

A aveia é um grão rico em minerais, como cálcio e ferro, além de possuir as vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. O que faz com que a quantidade de fibras seja maior concentração, assim, quando entra em contato com a água dá maior sensação de saciedade. O que melhora o funcionamento intestinal e facilita a digestão. Além disso, ele ajuda a regular o colesterol ruim, controlar a pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue.

Quem é fã do alimento, saiba que ele pode ser consumido acompanhando frutas, adicionado a sucos, vitaminas e iogurtes.

Farinha de aveia

Sem dúvidas a farinha de aveia é uma das mais velhas conhecidas da indústria. Um fator muito determinante é que nem todos conhecem os benefícios milagrosos que esse produto nos proporciona. Antigamente, a farinha de aveia era utilizada somente para alimentar animais.

Onde utilizar a farinha de aveia

Quando a aveia possui o formato de flocos, os grãos do cereal estão inteiramente prensados. Neste modo, não há perda nutricional, pois mantém integralmente todos os seus principais componentes, apresentando, principalmente quando falamos da quantidade de fibras alimentares, além de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Neste formato, o alimento não possui muita versatilidade culinária, mas, mesmo assim, pode fazer parte de diversas receitas ou até mesmo ser usada com outros alimentos como as frutas.

Benefícios da farinha de aveia

Hoje, a aveia se tornou um dos produtos mais recomendados por médios, nutricionais e profissionais da área da gastronomia. Assim, com o passar do tempo, a farinha de aveia passou a ser considerada como uma das mais importantes aliadas da saúde. Por ser rica em fibras, o produto auxilia no sistema digestivo, atuando de maneira direta no controle de peso.

Onde comprar

No site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você encontra o farelo de aveia e a farinha de aveia. Entre agora mesmo e garanta o seu! 

0 Reviews

Categories: Sem categoria
admin: