Chás detox: conheça suas funções - Ingredientes Online

Chás detox: conheça suas funções

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O começo do ano é sempre marcado por diversas mudanças – ou promessas de mudanças – relacionadas à alimentação, uma dieta mais saudável para quem quer ou não perder peso no início do ano. 

Por isso, hoje, iremos falar sobre cinco chás detox que poderão te auxiliar nessa caminhada. Portanto, fica de olho no que vem a seguir!

Mulungu

Mulungu é uma espécie com características medicinais. Ela é típica de países sul-americanos, sendo encontrada desde o Brasil até a Costa Rica.

O mulungu é muito usado em vários tipos de tratamento, principalmente nos relacionados à insônia e ao estresse. Isso acontece por conta da sua ação sedativa, tranquilizante e calmante, o que deixa quem o consome mais tranquilo. Além disso, ele também promove a diminuição da pressão arterial.

Dessa forma, você pode ingeri-lo através da infusão das castas do seu tronco. Evite o uso de suas sementes, pois elas são muito tóxicas, podendo levar à morte.

Benefícios do mulungu

  • Combate a insônia e a ansiedade: por possuir propriedades calmantes e sedativas, essa planta é muito indicada como solução natural;
  • Combate casos de estresse: por ter ação tranquilizante, esse chá é ideal para pessoas que sofrem com altos níveis de estresse no seu dia a dia;
  • Ajuda no tratamento de problemas emocionais: sua propriedade antidepressiva e tranquilizante são grandes aliadas dos tratamentos de problemas emocionais;
  • Usado no tratamento de inflamações e outras condições de saúde: é comumente utilizado no tratamento de diversas doenças, como, por exemplo: hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, dores reumáticas e tosses.

 Chá de mulungu

O chá de mulungu pode ser feito através da infusão da casca da planta. Porém, a sua superdosagem pode acabar ocasionando uma paralisia dos músculos, tendo que ser ingerido com bastante cautela.

Além disso, ingerir mais do que o indicado também pode afetar outros órgãos, possuindo um efeito negativo no seu organismo.

Então, é fundamental que você siga todas as recomendações de uso, a fim de tirar o máximo de proveito do chá de mulungu sem colocar a sua saúde em risco.

Recomenda-se utilizar de 4 a 6 gramas de casca seca da planta para cada xícara de água fervente. Tome uma xícara antes de dormir e uma ao acordar para se beneficiar da ação calmante desse chá. A casta deve ser fervida na água e retirada antes de tomar o chá.

Cavalinha

A cavalinha – também conhecida como Cauda-de-cavalo ou Cola-de-cavalo e Cavalinha-dos-campos – é uma planta medicinal que é muito utilizada como um remédio caseiro para combater, por exemplo, menstruações de grande fluxo e cessar hemorragias, além de eliminar toxinas e a retenção de líquido.

Benefícios da cavalinha

Entre seus principais benefícios, destacam-se:

  • ação anti-inflamatória;
  • ação anti-diurética;
  • auxilia em tratamentos contra pedra nos rins
  • auxilia em infecções urinárias;
  • ajuda no tratamento de gota, reumatismo e artrite;
  • previne frieiras;
  • auxilia na diminuição da pressão arterial;
  • diminui a queda de cabelo

Ademais, ela também pode ser utilizada no combate a ansiedade, estresse e até mesmo na variação de humor.

Chá de cavalinha

O mais comum é a cavalinha – a Equisetum arvense seja consumida em chá. Para fazê-lo, você precisará de:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de cavalinha

Coloque a cavalinha na água fervente e deixe em repouso por, em média, 5 minutos. Após esse tempo, você deverá coar e consumir o chá, que pode ser dividido em 2 ou 3 vezes durante o dia e por um curto período de tempo que poderá se estender, no máximo, até uma semana.

Hibisco

Muito famoso entre as pessoas que desejam emagrecer, o hibisco é um importante componente para aliar a sua dieta. Tudo porque seu chá possui diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e evitam o acúmulo de gorduras.

Seu chá ajuda a diminuir a adipogênese,  processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, no qual, em excesso, leva ao acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, beber chá de hibisco entre uma refeição e outra ajuda a reduzir a absorção de carboidratos contribuindo no emagrecimento.

A bebida ajuda, ainda, a controlar adequadamente os níveis de colesterol, pressão arterial, e facilita na digestão.  Impedindo a absorção de parte do carboidrato e gordura dos alimentos.

Benefícios do hibisco segundo a ciência

Estudos apontam que algumas substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL(bom) e diminuir o LDL (ruim), triglicérides e pressão arterial.

Outro estudo feito pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes provou que o consumo do chá contribui para diminuição do colesterol ruim e aumento do bom.

A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. Ou, seja, ela é rica em benefícios e pode sim ser aliada a uma dieta.  Recomenda-se que ingira cerca de 2 litros do chá por dia para que o mesmo comece a fazer efeito.

Chá de hibisco

Os especialistas recomendam que esse chá seja consumido de uma a duas xícaras de 200ml por dia. 

Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente. Deixe repousar de 5 a 10 minutos, coando posteriormente. 

Dente-de-leão

O dente-de-leão se enquadra nas PANCs – plantas alimentícias não convencionais – muitas vezes não são conhecidas e nem consumidas pela população. Dessa maneira, muitas plantas que poderiam trazer diversos benefícios para a nossa saúde passam despercebidas. 

Benefícios do dente-de-leão

No geral, o dente-de-leão pode ser benéfico, já que contém:

  1. Muitos nutrientes, sendo uma excelente fonte de nutrição;
  2. Sais minerais e vitaminas;
  3. Propriedades antioxidantes;
  4. Propriedades anti-inflamatórias;
  5. podem ser usadas para fins terapêuticos.

Suas folhas podem ser consumidas como recheio de tortas, em molhos, salada e até mesmo um delicioso chá. O dente-de-leão facilita a digestão e a eliminação de urina.

Chá de dente-de-leão

Para fazer o seu chá de dente-de-leão, você precisará de 1 colher de sopa de raiz de dente de leão e 200ml de água fervente. Basta juntar esses ingredientes e deixá-los repousar por 10 minutos. Após isso, coe, deixe amornar e beba no mesmo dia.

Chá verde em folhas

O Chá Verde Solúvel possui diversos benefícios além de ajudar no emagrecimento.  Sua grande vantagem é a quantidade de antioxidantes. Ele é rico em potentes antioxidantes chamados catequinas. Além disso, são muitos dos compostos bioativos nas folhas do chá, tornam a bebida final rica em nutrientes importantes. 

O chá verde solúvel possui polifenóis como flavonóides e catequinas, que funcionam como poderosos antioxidantes.  Eles ajudam a reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo as células e moléculas de danos. Os radicais livres desempenham um papel no envelhecimento e em todos os tipos de doenças.

Benefícios do Chá verde

Um dos seus compostos mais poderosos é o Epigallocatechin Gallate antioxidante (EGCG), que ajuda no tratamento de várias doenças, e é uma das principais propriedades medicinais da bebida. 

Ele também possui pequenas quantidades de minerais que são importantes para a saúde. Ele também melhora a função do cérebro, pois a sua quantidade de cafeína é suficiente para produzir uma resposta, sem causar os efeitos “nervosos” associados com o excesso da substância.

Como fazer o chá verde em folhas

Para fazer o chá verde e m folhas, basta ferver, em um recipiente, uma xícara de água. Após isso, adicione 1 colher de chá de chá verde em folhas e deixe repousar de 5 a 10 minutos.

Em seguida, basta apenas coar e ingerir! 

Onde comprar chás detox

Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de chás detox e mais variedades de produtos da melhor qualidade.

Não perca tempo e acesse agora mesmo o nosso site e garanta já os produtos para sua alimentação saudável!

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×